terça-feira, 26 de maio de 2009

O Rock no Brasil - Parte I: Anos 80

é isso ae galera, meu primeiro post "fora dos padrões" será sobre o Rock no Brasil. Vou dividí-lo em 3 partes: Anos 80, Anos 90 e Anos 2000.

O Começo dos anos 80 não foram dos melhores para o Rock no Brasil. A parada aqui tava uma bagunça. A sombra da Repressão e da Censura estavam ali, assombrando todos...
os 2 primeiros anos foram só de "preparação". Em 1981, foi criada a primeira banda "embrião" do Rock no Brasil. Gang 90 & As Absurdetes viriam a tocar "Perdidos na Selva", um Reggae com letra irreverente e bem-humorada. Era só uma prévia...
Em 1982, um senhor chamado Evandro Mesquita, junto de um outro senhor, o Lobão, decidiram se unir para fazer uma banda teatral. Deram a ela o nome de "Blitz". completando com Márcia Bulcão e Fernanda Abreu, gravaram o primeiro Compacto deles, que continha uma das músicas que mais tocou nas rádios daquele ano, "Você Não Soube Me Amar".
Logo após, lançaram mais um disco, e daí Lobão decidiu sair da banda, para seguir carreira solo. Começava ali uma das carreiras mais complexas e até digamos "sincera" do Rock no Brasil.
Ainda em 82, Nasciam outros artistas e outras bandas, tais como Lulu Santos, Barão Vermelho, Eduardo Dusek eram alguns. Vale salientar que, o Barão Vermelho não fora bem acolhido em seu álbum de estréia, fato curioso, já que Cazuza a poucos anos após se tornaria um fenômeno no Brasil. Nascia também a primeira Rádio Rock no Brasil, a Rádio Fluminense.
Também em 82, apareciam as bandas do Underground Brasileiro. Bandas como Cólera, Ratos de Porão e Inocentes trariam o Punk/Crossover á tona.
Em 1983, as gravadoras já haviam perdido o medo de contratar bandas de rock, pois sabiam que era um estilo em grande ascenção. Logo no início do ano, fora lançado o LP "Rock Voador", uma parceria do Circo Voador com a Tal Rádio Fluminense. Desse LP, conheceríamos "Kid Abelha e Seus Abóboras Selvagens". Nesse mesmo ano, uma banda que tinha uma Demo na Rádio Fluminense, alcança um relativo sucesso e consegue lançar 1 álbum. Seu Nome? "Os Paralamas do Sucesso". Ainda viria a tona uma das músicas mais "Grudentas" do Rock naquele ano. Se trata de "Menina Veneno". Quem nunca escutou "Menina veneno você tem um jeito sereno se ser?" (8). O Cantor era um Inglês, chamado "Ritchie". O Rock no Brasil borbulhava, mas não era só aqui. Em São Paulo o Punk ainda brotava das frestas, e ainda vinha o Rock de vanguarda para embalar os mais tranqüilos de coração. E é ai que aparece uma banda pra misturar essa porra toda. "Titãs", uma mistura de Punk com NewWave, fora que a formação era de um "Octeto", algo na época muito diferente por assim dizer. Ainda tínhamos o "Ira!" e o "Ultrage a Rigor", Este último, com um dos Frontmans mais folclóricos de nosso Rock. Falamos de Roger!
Em 1984, começa a grande safra do Rock aqui em terras Brasileñas. Os Titãs lançam seu primeiro álbum, o Kid Abelha, já com o novo nome, lançam "Seu Espião", Os Paralamas lançam "O Passo do Lui", o Surf-rock de Lulu Santos, "Tudo Azul", Lobão com "Ronaldo foi pra Guerra" e o mais importante do Barão Vermelho, "Maior Abandonado" (que também marcava o final da era Cazuza no Barão). Nesse ano, o Barão é convidado para gravar uma música para o filme "Bete Balanço". A música de mesmo nome, foi um sucesso explosivo. As bandas brasileiras começavam a tomar espaço em outro veículo de comunicação: a TV.
Mas, se tudo era Rock Romântico, isso iria mudar DEFINITIVAMENTE em 1985. o Rock In Rio veio. 10 dias de Rock para causar frenesi em todos. Grandes bandas internacionais, tais como Queen, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Scorpions, Yes e AC/DC tocariam juntos de Blitz, Barão Vermelho, Os Paralamas do Sucesso, Lulu Santos e Kid Abelha. Naquele que era o primeiro "Grande Show" dessas bandas, elas não fizeram feio. O rock no Brasil tinha vindo para ficar de vez. A partir daquela época as bandas estrangeiras começariam a visitar o país com grande frequencia. Naquele mesmo ano, se elegia o Primeiro Presidente por voto direto. ele era Tancredo Neves. Nesse ano, exploderiam duas músicas de bandas paulistas. Uma delas, "Inútil" era do Ultrage, e a outra era "Louras Geladas" tocada pela estreante "RPM".
O RPM inclusive, estourava com outras músicas, o que fez eles ficarem em grande evidência, e participando de um show memorável para a época. "Rádio Pirata" era o nome do Show, e nunca havia se visto algo igual por aqui. Jogos de Luz, flashes, fumaças e tudo mais. Esse Show percorreu o Brasil inteiro, forçando a gravadora dos rapazes a gravar um LP ao vivo. Também surgia na surdina uma das bandas que se tornariam sucesso no Brasil e no Exterior. Falo de "Sepultura". Nesse mesmo ano, nasceria a banda que, para mim, foi a melhor banda do Brasil naquela década: "Legião Urbana" revelava um lado do Rock poético, porém de vigor. Renato Russo viria mostrar ao Brasil algumas verdades antes nunca ditas. Eram a primeira de algumas bandas de Brasília (do movimento Punk) a estourar. Logo atrás vinham Capital Inicial e Plebe Rude. Também do Punk, mas bem longe dali, viriam a aparecer os caras do "Camisa de Vênus". "Eu Não Matei Joana D'arc" viria a explodir...
No Rio, haveria a primeira grande dissolução do Rock: Cazuza decide sair em carreira solo (e muito bem sucedida) e fica a cargo de Frejat assumir os vocais do Barão, fato esse que ele desempenhou muito bem. No fim do Ano Cazuza viria a lançar seu álbum de estréia.
Em 1986, viria a Glória e o dinheiro. O Plano Cruzado tava ai, e tava fazendo o dinheiro se movimentar a rodo. Apareceu um porreiro de gravadoras, e todas lançavam qualquer coisa que fosse "Rock" no mercado. Nessa leva foi lançado o LP "Rock Grande do Sul", que lançaria "Os Engenheiros do Hawaii", banda de Humberto Gessinger. o Sucesso deles fez eles lançarem "Longe Demais das Capitais", álbum muito bem recebido na época. Nessa mesma coletânea também estava presente "Os Replicantes", banda de hardcore. Nesse ano, estreariam outras grandes bandas do Brasil, Tais como "Biquini Cavadão" com "Cidades em Torrentes", a "Plebe Rude" com "O Concreto Já Rachou" o "Capital Inicial" com seu LP de mesmo nome, e "Os Inocentes", primeira banda de Punk a lançar um álbum por uma grande gravadora.
Nesse mesmo ano, seriam lançados 3 dos álbuns mais importantes do Rock no Brasil. "Selvagem?" viria botar os Paralamas no Mainstream. Misturando Reggae com Rock, passando na Inglaterra para pegar alguma coisa e juntando tudo num LP que eu recomendo a geral escutar. Viria também "Dois", álbum do Legião que, até quem não gosta de Rock, se apaixona por ele. Faixas como "Índios", "Quase Sem Querer", "Tempo Perdido", "Daniel na Cova dos Leões" e "Eduardo e Mônica" se tornariam clássicas e até hoje ainda tocam nas rádios. E o não menos importante, "Cabeça Dinossauro" dos Titãs, viriam transformar eles nas "lendas" que são hoje.
Em 1987, a boa fase continuaria, Lobão lançaria "Vida Bandida", o Legião voltaria com "Que País é Esse?" o Ultrage com "Sexo" e os Engenheiros com "A Revolta dos Dândis". Mas o ano não seria bom para as bandas iniciantes. Naquele ano, "Nenhum de Nós" seriam uma das poucas bandas a fazerem relativo sucesso. com a música "Camila, Camila", tocaram bastante nas rádios do Brasil.
de 1988 em diante, o Rock começa a ter uma relativa queda, ainda sim com grandes clássicos, tais como "Ideologia" de Cazuza, que a essa altura já lutava incansávelmente contra a AIDS. Nesse mesmo ano, "Faroeste Caboclo", o grande épico da Legião, viria a virar a febre dos brasileiros. Mas no mesmo ano, a Legião viria a sentir um lado mais duro dessa vida. Um show em 18 de junho, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, viraria uma confusão total, desde Renato Russo ser atacado por um fã no palco até a polícia descer o pau na platéia, que saiu revoltada do show (que fora interrompido por Renato, a esse ponto já assustado com a proporção daquilo tudo). o Baixista Renato Rocha ainda decide por se retirar da banda, obrigando então Renato a assumir o Baixo. Mas mesmo com tudo isso, em 1989, lançam o seu álbum mais vendido: "As Quatro Estações". Esse ano também ficaria marcado por 1 grande perca do Rock: Morreria Raul Seixas, o Maluco Beleza, largado, pobre e sem nenhum apoio. Também viria a sucumbir o RPM.

Grandes Bandas da Década:
Blitz, Barão Vermelho, Legião Urbana, Os Paralamas do Sucesso, Kid Abelha, Titãs.

Alguns Links (que eu não upei, vale lembrar, então correm o risco de expirarem) de algumas músicas da época.

Blitz - Você Não Soube Me Amar
Ritchie - Menina Veneno
Ultrage a Rigor - Pelado
Barão Vermelho - Bete Balanço
Os Paralamas do Sucesso - Lanterna dos Afogados
Legião Urbana - Que País é Este?
Capital Inicial - Fátima
RPM - Louras Geladas
Camisa de Vênus - Eu Não Matei Joana D'arc
Ratos de Porão - Juventude Perdida
Cazuza - Exagerado
Biquini Cavadão - Tédio
Engenheiros do Hawaii - Era um Garoto que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones
Titãs - Polícia
Sepultura - War
Nenhum de Nós - Camila, Camila
Lulu Santos - Último Romântico
Kid Abelha - Amanhã é 23

é isso ae galera, na próxima, estarei postando sobre o Rock na década de 90.
Abraço! \o/

2 comentários:

Rafael Rocha disse...

"Também em 82, apareciam as bandas do Underground Brasileiro. Bandas como Cólera, Ratos de Porão e Inocentes trariam o Punk/Crossover á tona."

Eu li "traíram" 3idhdoihd3o3oihd3iohd3iod3hjiodj3hiod3jh3dd3poij3d

Tipo, eu não conheço muito o Rock dos anos 80, muito menos do Brasil, mas tem umas bandas legaizinhas, músicas memoráveis, porém, sou mais os anos 90. Fica aí a verdade. =)

Abraço.

Corretor Rai Urbano disse...

Só pra esplicar... Cólera começou em 80 e RDP em 82

pS: poderia falar mais sobre o Raul! =(
pSS: muita coisa pra ler! sahuhuhsauhusausauas